“Na minha opinião, os símbolos da corrupção, os emblemáticos, continuam  soltos.”

Jorge Hage, ministro da Controladoria-Geral da União, minimizando desvios de dinheiro dos mensaleiros.




Ano X - 11 de dezembro de 2013


Reforma
Ninguém pode dizer que José Maria Marin, 81 aos, o discutido presidente da CBF, não tenha feito pelo menos uma reforma no futebol brasileiro. E foi nele próprio: pioneiro do transplante capilar, há décadas, ele sempre pintou seus cabelos e agora – quem diria – resolveu deixá-los totalmente brancos.  Marin inspirou-se no personagem Dr. Cesar, vivido por Antonio Fagundes em Amor à Vida e que ostenta grande (e própria) cabeleira branca.

Tem mais
O delegado Romeu Tuma Jr., ex-secretário nacional de Justiça, cujo livro Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado, escrito pelo jornalista Claudio Tognoli, abalou diversas figuras ligadas aos governos petistas (fora acusações diretas ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, supostamente ligado ao propinoduto da prefeitura de Santo André, antes do assassinato de Celso Daniel), está tranqüilo diante da possibilidade de ser processado. Garante que tem provas suficientes para se defender. E já trabalha no segundo volume de seu livro, que sairá no ano que vem.

Novo líder
O deputado Vicente Paulo da Silva (PT-SP), no terceiro mandato da Câmara, deverá suceder José Guimarães (PT-CE), irmão de Genoíno, na liderança da bancada. Foi presidente duas vezes da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e a discrição é sua principal característica. Detalhe: no primeiro mandato, Vicentinho, advogado, vira e mexe, era confundido com um manobrista à entrada da Câmara. Hoje, depois de dez anos lá, morre de rir.

Dose reforçada
No encontro de petistas em Itupeva, no interior de São Paulo, há dias, quando Lula orientava os companheiros sobre como deve ser feita a campanha de Alexandre Padilha, ministro da Saúde, ao governo de São Paulo, o novo poste (ele próprio se vê dessa forma, mas não fala como fez no passado Fernando Haddad), aproveitou uma saída do ex-presidente e lhe brindou com uma dose reforçada de bajulação. “O presidente Lula, dia sim, não, está fazendo duas horas de exercício. Se bobear, daqui a pouco, ele vai querer entrar em campo na Copa, ressuscitar o Corinthians”.

Na parede
Decisão tomada pelo Tribunal de Contas da União acaba de encostar os irmãos Ciro e Cid Gomes na parede, via o ex-ministro da Secretaria dos Portos, Leonidas Cristiano. O tribunal considerou que houve favorecimento à empresa Estrutura Brasileira de Projetos para a realização de estudos de concessões de terminais portuários, além do pagamento de valores superiores à média praticada pelo mercado. Detalhe: a relatora do caso é a ministra Ana Arraes, mãe do governador Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República. Ela foi indicada para o cargo pelo ex-presidente Lula.

Torcida contra
Dirigentes do futebol brasileiro ficaram eufóricos quando a Inglaterra foi sorteada para jogar em Manaus. Tudo o que o técnico Roy Hodgson não queria era ver seu time exposto ao clima amazônico, úmido e quente. E justamente contra a Itália.

Promessa
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) não fala mais sobre a batalha entre PMDB e PT em torno de sua candidatura ao governo do Rio. Combinou – e chegou até prometer – com Lula que ficaria quieto, mas que seu nome será mantido na disputa, sem nenhuma chance de volta. O ex-presidente, contudo, acha que os nomes de Marcelo Crivella e Anthony Garotinho ainda vão crescer mais.

Bem na foto
Não foi a primeira vez que Dilma Rousseff reuniu todos os ex-presidentes para um ato ou evento de Estado, como na instalação da Comissão da Verdade. Agora, com a campanha próxima, muita gente achou um ou outro poderia não topar essa ida aos funerais de Mandela, especialmente Fernando Henrique Cardoso que vem batendo firme no governo e no PT. Prevaleceu, contudo, a dimensão de Nelson Mandela. Dilma tem certeza que marcou um tento e tanto, posando no meio deles, na foto antes do embarque (fora ter sido escolhida para discursar lá). Todos, aliás, estavam de terno e gravata, até por questão de protocolo. Lula foi o único de camisa esporte, sem paletó.

Feijoada na Virada
José Bonifácio (Boni) de Oliveira e Ricardo Amaral lançam amanhã, em São Paulo, na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, o livro Boni & Amaral – Guia dos Guias, com três listas de comentários (com notas) sobre 378 restaurantes de 26 países. No Brasil, só quatro são recomendados: Olympe e Roberta Sudbrack, no Rio e D.O.M e Maní, em São Paulo. Sobre o Maní, uma coincidência: Fernanda Lima, musa da Copa, é uma das sócias. Mais: Amaral tem sido procurando para repetir em São Paulo sua famosa feijoada de carnaval – e em outra época do ano. Agora, ele está entusiasmado com a idéia de um amigo: fazer a feijoada na Virada Cultural da cidade.

A fila anda
Se Di Ferrero, seu ex-romace, está circulando com a modelo Isabeli Fontana, a atriz Mariana Rios já tem novo titular. Ele é o modelo Jay Zan, 30 anos, nascido em Ibiza, na Espanha, que Mariana conheceu na gravação do programa Amor & Sexo. Ele foi eleito o Gringo Suingue Sangue Bom.

Pai e filho
Pensando em lançar seu filho candidato ao governo de Alagoas, Renan Calheiros, presidente do Senado, mandou fazer uma pesquisa no estado para consumo interno e os primeiros resultados são decepcionantes: Renan Filho aparece na lanterninha. Só que ele não vai desistir, pelo menos por enquanto. O que Renan (pai) não quer é ceder às pressões do Planalto para que saia candidato e não dispute a reeleição na presidência do Senado.

Mais um
Depois de seu primeiro romance Fim, que vem ganhando os maiores elogios, Fernanda Torres também terá suas crônicas, escritas para jornais e revistas, reunidas em mais um livro, que deverá ser lançado no primeiro semestre do ano que vem.

Cartão rosa
Os movimentos sociais, que surgiram e tomaram as ruas em junho, estão se organizando para voltar a protestar na época da Copa. Em todas as cidades onde acontecerão os jogos estão sendo criados comitês de mobilização. Nos dias das partidas, deverão fazer grandes concentrações na frente dos estádios, que poderão interromper o tráfego de veículos e o acesso de torcedores. Por outro lado, as entidades LGBT farão protestos em Curitiba, durante a Copa. E que jogarão na capital paranaense Irã, Rússia e Nigéria, países que tem legislação contra gays – e até pena de morte. A Croácia, que abre a Copa com o Brasil, também é um país anti-gays. Há dias, um plebiscito reprovou o casamento entre homossexuais.

Joaquim sobe
Nova pesquisa nacional feita pelo Instituto Paraná Pesquisa revela que Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, aparece em terceiro lugar, com 15,6%, para a Presidência da República, num cenário com Dilma (47,2%) e a dois pontos apenas de Aécio Neves na disputa do segundo turno. Juntos, o mineiro e Eduardo Campos teriam 31,8%. Mais: em outro cenário, a presidente teria uma vantagem de 10 pontos, caso o candidato tucano fosse José Serra.

Não desistiu
Quem esteve nos últimos dias com o ex-governador José Serra ficou com a nítida impressão de que ele não dará de mão beijada para Aécio Neves a candidatura do PSDB à Presidência. Resumo da ópera: Serra ainda não desistiu de ser ele o escolhido.

Veteranas
A atriz Leandra Leal está realizando um documentário inspirada no espetáculo Divinas Divas, que vai contar a história dos mais veteranos travestis brasileiros, entre eles Rogéria, de batismo Astolfo Barroso Pinto, Jane Di Castro (casada há 45 anos), Eloina (a primeira rainha da bateria do Sambódromo no Rio) e muitos mais. Contará como era a vida dos travestis nos anos 70 e 80, que trabalhavam em shows, em São Paulo e Rio, dublando cantoras famosas. Rogéria, aos 20 anos, aparecia num show chamado Les Girls, de muito sucesso.

Pessoas sagradas
O governador do Acre, Tião Viana (PT) está inconformado com a ação da mídia contra os mensaleiros presos. Garante que José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares são “pessoas sagradas dadas as responsabilidades ética e dos valores. Eles nunca roubaram um real de ninguém”. Tião, a propósito, tem um sobrinho preso por corrupção em seu governo.

Gisele na terra
Hoje, Gisele Bündchen dá um vôo rasante em São Paulo: lança sua coleção de lingerie Intimates na NK Store, que terá exclusividade da marca. É de Natalie Klein, filha de Michael Klein, que continua enfrentando problemas com os franceses da Casino na Via Varejo (Casas Bahia-Ponto Frio).

Revelação
O ator Paulo Gustavo, do espetáculo teatral e filme Minha Mãe é uma Peça, resolveu desabafar no Instagram às especulações sobre sua sexualidade: “Eu me relaciono com homem, mulher, flor, fruta, com quem eu quiser! Porque quem manda em mim sou eu. Trabalho, sou honesto, meus pais, minha irmã, meus amigos, meus fãs me amam como eu sou!”

Pai e filha
Bill Clinton jantou no Rio, num restaurante no Leblon, com a filha Chelsea: vegetariano, o ex-presidente americano mandou ver um cuscuz marroquino e um mix de legumes grelhados. Ela pediu um mignon com batata assada e maçã verde. Regando tudo, uma garrafa de vinho francês. Pagou com cartão de crédito e não incluiu gorjeta além dos 10% habituais. E até festejou: “Nos Estados Unidos, a taxa é de 15%!”.

Nos truques
Super-favorito nas pesquisas de intenção de votos para sua reeleição ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin resolveu reforçar o guarda-roupa: está fazendo novos ternos com o alfaiate Milton Silva, que trabalhou anos com o famoso Minelli. Há tempos, Alckmin faz suas roupas com ele, o mesmo que conseguiu fazer um smoking de veludo para Fausto Silva no passado e hoje, responde pelos ternos de José Luiz Datena, de Brasil Urgente e Ricardo Boechat, âncora do Jornal da Band. Detalhe: até o conservador Tony Ramos vem do Rio para fazer suas roupas com Milton.



Projeto Down

 



Ninguém resiste
Famosas, candidatas à fama, celebridades e celebridades instantâneas, ninguém resiste a tirar a roupa: o país – e o mundo todo – vive uma febre de sensualidade e nudez. Agora, além das revistas, figuras conhecidas recheiam o Instagram com suas fotos menos pudicas. Os experts acham que é um tipo de promoção door-to-door. Na mesma semana, Adriane Galisteu (esquerda) mata sua vontade à base de topless e jeans e Luciana Gimenez também entra na onda, com corpete, cinta-liga e ar de pin-up.

Edições Anteriores:  

  ;-) Peru de Natal. :-( Chester de Natal.



Os trabalhos dos mais criativos cartunistas selecionados na web.







Na capa do Meio & Mensagem, em junho de 1987, quando comemorava 20 anos de coluna. A Manager Comunicação, maior agência de Relações Públicas e Assessoria de Comunicação do país, tinha Gilberto como presidente.


© Copyrights: É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização
do titular desta coluna eletrônica. Entre em contato com o autor pelo email gibaum@gibaum.com.br